quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O "ser" brasileiro

Por que sera que é tão dificil definirmos o que significa ser brasileiro? Num pais como o nosso, deveria ser facil dar uma resposta rapida e precisa para essa pergunta, mas não é o que vemos.

Se pararmos alguem na rua e perguntarmos qual é o significado de ser brasileiro para ele, provavelmente iriamos nos deparar com uma resposta como "é ter orgulho do que nosso país tem a oferecer de bom". E, caso perguntassemos "o que o Brasil tem de bom a oferecer?", iriamos obter respostas como "futebol" ou "carnaval", sendo que essas respostas seriam quase que uma unanimidade entre todos os brasileiros.

Essa é a realidade da grande massa, que foi ensinada desde sempre que esse é o certo. Mas, será que é realmente só isso?

Ser lembrado mundo a fora por nosso futebol e nosso carnaval é bom pois ambos fazem parte de nossa identidade, mas ela não se resume a isso, há muito mais coisas a se levar em consideração.

Posto isso, é facil notar que nossa sociedade ainda está muito alienada quanto ao significado de ser brasileiro, mas nada que não possa ser contornado por aqueles que entendem esse significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste, mas poste com ética.
ahh... e, de preferencia, coloque seu nome (ou apelido, tanto faz...)