sexta-feira, 6 de março de 2009

A influencia dos Games na vida dos jovens

Games... para algumas pessoas, eles são uma ameaça para a inteligencia de toda uma geração por alienar a juventude. Para outros, uma fonte de diversão e, em alguns casos, de unica companhia.

É inegavel que a presença dos games na vida dos jovens é praticamente universal. Que jovem com uma renda familiar estavel nunca teve (ou tem) algum videogame? E mesmo que sua condição financeira não permita, que jovem nunca jogou sequer algum game, seja na casa de um amigo ou memso num fliperama?

Atualmente, os games podem ter diversas funções na vida dos jovens, sendo que dentre elas podemos encontrar:

Games são Cultura!
Os games possuem uma parcela relativamente grande na formação dos jovens da atualidade. Em conjunto com diversas outras formas de obtenção de informação (como a Internet ou memso a Televisão), os jogos tem sido um dos unicos veiculos de cultura para a juventude ( logico que nem em todos os casos).

Quando me refiro a cultura, estou me referindo não so ao despertar da imaginação que esses games proporcionam, mas tambem as informações que eles passam aos jogadores.

Por exemplo: nunca aprendi tanto sobre a Segunda Guerra Mundial como nos jogos das series Medal of Honor e Call of Duty. O meu raciocinio rapido (não tanto, mas ja me ajuda) não apareceu do nada... foi sendo treinado com o passar dos anos com RTSs (Estrategia em Tempo Real) como StarCraft e WarCraft.

O que estou querendo dizer é que, ao contrario do que muitos dizem, os games não estão ai para alienar as massas, mas para divertir quem os joga e, em alguns casos até mesmo instruir.

É obvio que não quero que passar a imagem de que "os jogos são a unica coisa importante" e de que você deve ir correndo comprar um. Os jogos instruem, mas quando em conjunto com outras fontes de informação e quando há uma diferenciação de certo e errado do que acontece em seus mundos.

Outras grandes funções dos Games:
Dentre as diversa outras funções dos games, encontramos a de valvula de escape. Quem nunca chegou cansado e estressado de um dia de trabalho (ou da aula) e partiu para os videogames para descontar toda a pressão no pobres "bonecos"?

É, os games são fabulosos em situações como essa. Depois de uma curta sessão de jogatina, você se sente revigorado e pronto para outra.

Por fim, e a mais simples e comum função de todas: a Diversão!

Quem nunca ligou o videogame para passar horas divertindo-se jogando jogos absurdamente simples ( ou estupidamente complicados, vai de cada um)?

Pois é assim memso. Os games tem diversas funções na vida dos jovens (creio que você já tenha percebido que os "jovens" a que me refiro não so se restringem aos adolescente, mas englobam todos aqueles que gostam de videogames), dentre elas as que citei acima. Eles não são apenas algo que está ali por estar, mas sim algo que deve ser desfrutado pouco a pouco.




10 comentários:

  1. Bem legal o texto, eu sinceramente, em meus momentos sóbrios, não escreveria tanto x]

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, precisava de um texto para adicionar a Hemeroteca do Colégio (Um acervo de notícias, reportagens e opiniões da atualidade), e escolhi o seu , claro que devidamente reconhecido ecom o seu nome^^.

    ResponderExcluir
  3. oo caraa.. vaaaleeu heein..
    parebens pela materiaaa..
    foi muito util seu texo no meu tcc sobre games..

    passei seus creditos laah.. hashusauh
    skenta naao..

    valeeeu..

    diogooi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. você é muito feio meu apelido é


    F. (menina)

    ResponderExcluir
  5. massssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  6. texto muito bom! Parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante, estava precisando realmente conhecer um pouco mais sobre esse assunto... Acho que isso elimina minha dúvida :)

    #João_Marcos // Camaçari-BA

    ResponderExcluir
  8. Oi cara, achei teu textobem interessante em parte é o que sopu. Enfim... estou fazendo um trabalho sobre os games, da para pegar ese teu texto como uma parte, como um trabalho sério este, o link para tua pagina ja esta na bibliografia, este texto serve para o meu trabalho, como parte da influencia na nossa cultura, desde ja agradeço! òtimo texto!

    ResponderExcluir

Poste, mas poste com ética.
ahh... e, de preferencia, coloque seu nome (ou apelido, tanto faz...)